quarta-feira, 29 de setembro de 2010

O que, na Verdade é o Amor? Qual sua definição?

Pessoas queridas, O que será esse tal Amor? como definir? Será que existe definição?
No decorrer de nossa trajetória humana, inúmeros cientistas e estudiosos tentam ou tentaram entender e definir o sentimento do amor, Nossa! que ousadia não? Até hoje não há uma definição palpavél, a maioria dos poetas afirmam que o amor só pode ser sentindo. É, no entanto, aceitamos essa teoria pois também não conseguimos entender ou dar uma defição. Alguns sintomas, talvez, possam dizer o que traz esse sentimento, talvez um corração acelerado, boca seca, nervosismo diante à pessoa amada/desejada, tremura nas pernas, abobalhamento. É, de fato, quando as pessoas estão amando acham tudo lindo, correto, perfeito, sentimento de estar no paraíso, de completude, satisfação, emoção, desejo, felicidade, mas estudando alguns fatores psicológicos pode-ser perceber que o Amor não é tão bobo assim, nem tão lindo assim.
Portanto, Amar é investir energia sexual ou libido em pessoas que nos trarão prazer. Muitos fatores inconscientes são envolvidos na escolha da pessoa amada, muitas vezes o menino busca para amar uma mulher que se pareça com sua mãe, e a menina, um homem que se assemelhe ao pai, ou escolhe para amar alguém que possua qualidades que eu não possuo, que possui algo que desejo e não tenho, na verdade, "AMA-SE A SI PRÓPRIO NO OUTRO." Como defende Lacan: "Temos uma imagem formada de nosso objeto de desejo e procuramos nos objetos do mundo algo semelhante a ele. Quando o identificamos, investimos libido nele, nós o amamos".

Nesse contexto, é possível perceber que entender o amor é algo bastante complexo e chegamos à conclusão de que amar é uma "troca de interesses" portanto prefiro me apoderar da letra da música que diz:

 O que é o amor? (Maria Rita)
Se perguntar o que é o amor pra mim
Não sei responder
Não sei explicar
Mas sei que o amor nasceu dentro de mim
Me fez renascer
Me fez despertar
Me disseram uma vez
Que o danado do amor
Pode ser fatal
Dor sem ter remédio pra curar
Me disseram também
Que o amor faz bem
E que vence o mal
E até hoje ninguém conseguiu definir
O que é o amor

Texto acima baseado na autora Ana Bock.

Macdouglas de oliveira.

2 comentários:

  1. MAc,gostei do teu comentário sobre o AMOR....Concordo também quando ressalta que o amor não é tudo lindooo,ama-se verdadeiramente quando eu vejo o outro como ele é,incluindo os defeitos na sua essÊncia.Amor não se deve discutir,mas é um encontrar no outro aquilo que falta...que me faz falta... :)

    Beijooo :)

    ResponderExcluir
  2. Na Sagrada Escritura fala bem das definições do Amor.
    1joao 4,8;
    1cor 13,1-13;

    ResponderExcluir